terça-feira, 24 de setembro de 2013

Limite do trem

A bitola das ferrovias (distância entre os 2 trilhos) dos Estados Unidos é de 4 pés e 8,5 polegadas.
Por que este número foi usado?
Porque era esta a bitola das ferrovias Inglesas e como as americanas foram construídas pelos Ingleses esta medida foi usada.
Por que os ingleses usavam esta medida?
Porque as empresas Inglesas que construíam os vagões eram as mesmas que construíam as carroças antes das ferrovias e se utilizavam dos mesmos ferramentais das carroças.
Por que essas medidas (4 pés e 8,5 polegadas) para as carroças?
Porque a distância entre as rodas das carroças deveria caber nas estradas antigas da Europa que tinham esta medida.
E por que tinham esta medida?
Porque estas estradas foram abertas pelo antigo império romano quando de suas conquistas, estas medidas eram baseadas nas antigas bigas romanas.
E por que as medidas das bigas foram definidas assim?
Porque foram feitas para acomodar 2 traseiros dos cavalos. 
Finalmente: O ônibus espacial americano Shuttle utiliza 2 tanques de combustível (SRB - Solid Rocket Booster) que são fabricados pela Thiokol em Utah. Os engenheiros que os projetaram preferiam fazê-lo mais largo, porém tinham a limitação dos túneis das ferrovias por onde eles seriam transportados que tinham suas medidas baseadas na bitola da linha.
Conclusão: O exemplo mais avançado da engenharia mundial em design e tecnologia é baseado no tamanho da bunda do cavalo romano.



5 comentários:

Opa! Beleza?
Já que veio até aqui deixe um recado nem que seja para me mandar longe, mas neste caso deixe o dinheiro do taxi porque de busão ninguém merece.